CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Chamada Pública MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras nº 18/2013
Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação
Título do Projeto:
Meninas promovendo a ciência aplicada a engenharia como proposta na solução sustentável de problemas ambientais
Projeto Unisul
Beneficiada: Escola Laercio Caldeira de Andrada – São José
Coordenação do projeto: Anelise Leal Vieira Cubas
Pesquisadoras: Elisa Helena Siegel Moecke, Ivete de Fátima Rossato, Ana Regina de Aguiar Dutra, Rachel Faverzani Magnago, Paola Egert Ortiz
Bolsistas Unisul: Bruna Simões e Morgana Serpa
Bolsistas Escola: Emilly Barbosa dos Santos, Isabela de Souza, Bárbara Farias Schmitt Ramos, Nikoly Katiane de Souza
Professora da Escola bolsista: Lizete de Fatima Silveira Cezar
A baixa participação das mulheres na engenharia é um problema mundial, pesquisas recentes mostram que as mulheres compõem apenas 20% dos alunos formados em engenharia, o ambiente de trabalho opressivo as levaria a se afastarem da profissão, diante desse cenário em que as mulheres ainda são a minoria dentre estudantes e profissionais de engenharia, surge a necessidade de tornar atraente esse universo para estudantes mulheres de ensino médio, visando aumentar o número de estudantes do sexo feminino em cursos de engenharia e em um futuro breve, aumentar o número de engenheiras no mercado de trabalho. O presente projeto pretende-se estimular o ingresso de jovens, especialmente do sexo feminino, em cursos de engenharia, através do envolvimento destes em atividades que contemplem conhecimentos de ciências na construção de métodos de engenharia aplicados como solução a problemas ambientais de forma dinâmica e interativa, para o desenvolvimento do referido projeto serão desenvolvidas atividades com estudantes de ensino médio como oficinas, aula prática de física na Unisul e visitas técnicas. A inserção das mulheres se dará na escolha das bolsistas que terão papel fundamental no projeto, todas serão do sexo feminino, como forma de mostrar a capacidade de estudantes do sexo feminino no desenvolvimento de oficinas que envolvem conhecimentos de engenharia e de replicar esses conhecimentos para seus pares.
Projeto Entrega da revista “Science for all” ou “ciência para todos”
A revista bilíngue “ciência para todos” ou “Science for all” vista na figura 15 foi entregue a todos os alunos do segundo ano do EMI. Ela contém diversos artigos escritos por Doutores de diversas Universidades incluindo alguns artigos de Doutores da UFSC, todos ligados área das ciências.
Figura 1: alunas mostrando as duas capas: inglês e português.
O vocabulário escrito na revista é de fácil compreensão para o público jovem e retoma assuntos abordados em oficinas anteriores como o biodiesel onde no texto lembra o seu subproduto, glicerina (utilizada para a produção do sabão).
Figura 2: foto durante a entrega das revistas.
Outra reportagem que retoma a oficina do sabão encontra-se na pagina 08, “a química do sabão” escrita pelo professor Dr. Fredric M. Menger da universidade Emory nos EUA, reportagem a qual explica seu funcionamento e como ela é capaz de remover a gordura.
Os alunos acharam a ideia diferente e comentaram que além da parte em inglês também havia texto em espanhol.
Os alunos acharam a ideia diferente e comentaram que além da parte em inglês também havia texto em espanhol.
Figura 3: meninas após receberem as revistas.
Figura 4: os meninos bateram a própria foto após receberem as revistas
Em todas as oficinas a turma demonstrou interesse de aprendizado e muita curiosidade, tornando as aulas muito agradáveis e produtivas. Sempre bastante receptivos com as novas ideias e também sugerindo-as, como a oficina do sabão. Os alunos surpreendiam com a educação e com as respostas nos momentos em que eram questionados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário