Today we have a good understanding of how we see color, firmly based on experimental science: but this understanding was hard won, and even today not everyone grasps the essentials. The crucial experiment was
The explanation is (at least fairly) simple, and makes the key distinction between ADDITIVE and SUBTRACTIVE mixing. When light is reflected from a surface which we see as colored – and thus contains a pigment – that pigment is absorbing light of specific wavelengths. When it contains a mixture of two or more pigments of different colors they absorb different, specific wavelengths: so that less and less of the incident light is reflected, and what we see eventually turns through brown to black. This is the familiar result of SUBTRACTIVE mixing.
Many experiments have been devised to demonstrate this principle in a more intuitive way. One of the simplest involves
Additive mixing was unfamiliar in the 17th century. Now we take it almost for granted, as it drives the output from computer, smart phone and TV screens.
References. Color is an ideal topic for the web, and you will find many excellent treatments.
e.g. at http://www.webexhibits.org/causesofcolor/.
An excellent book, which all good libraries should have, is "Bright Earth. The Invention of Colour" by Philip Ball. ISBN 978-0-099-50713-0
Anthony J. Kirby, Cambridge University, UK
Hoje temos uma boa compreensão de como vemos as cores, firmemente baseada na ciência experimental: mas esse entendimento foi duramente conquistado, e, até hoje nem todos os seres humanos captam os fundamentos. O experimento crucial foi a demonstração de Newton (1666) que um feixe de luz incolor (branca) separa ao passar por um prisma de vidro em um conjunto de cores: estes não podem ser separados ainda mais, mas quando passados por um segundo prisma eles se fundem para regenerar a luz branca. Assim, misturando luz de cores diferentes é gerada a cor branca.
As ideias de Newton não foram aceitas de forma fácil e universal, porque pareciam anti-intuitivas. Está fortemente amarrado em nossa conciência o que acontece com os pigmentos quando estamos pintando. Nós sabemos perfeitamente que misturando cores não se forma nada parecido ao branco: pelo contrário – agregando mais e mais cores à mistura a mesma eventualmente fica preta, via um marrom escuro.
A explicação é (pelo menos bastante) simples, e depende da distinção chave entre misturas ADITIVAS e SUBTRATIVAS. Quando a luz é refletida de uma superfície que vemos como colorida - e, portanto, contém um pigmento - o pigmento está absorvendo luz de comprimentos de onda específicos. Quando contém uma mistura de dois ou mais pigmentos de cores diferentes, os mesmos absorvem em comprimentos de onda diferentes e específicos, de modo que cada vez menos e menos da luz incidente é refletida, e o que vemos, eventualmente, se transforma em marrom e logo em preto. Este é o resultado familiar de uma mistura SUBTRATIVA.
A experiência de Newton, por outro lado, mostrou que a mistura de cores pode dar origem ao branco. Porque o resultado é diferente? A resposta é que o experimento dele, envolve misturar raios de luz - ou seja, fontes complementares de luz, as quais foram geradas pela passagem de luz branca através de um prisma, que separa os feixes individuais. Nenhuma luz é absorvida neste experimento, e o mesmo apenas envolve uma mistura ADITIVA de cores. A superfície colorida, em contraste, tinha que ser iluminada por uma fonte de luz separada.
A mistura aditiva era desconhecida no século 17. Agora nós a aceitamos quase como certa, uma vez que impulsiona a saída de computadores, telefones inteligentes e telas de TV.
Referências. Cor é um tema ideal para a web, e você encontrará muitos textos excelentes, por exemplo, em: http://www.webexhibits.org/causesofcolor/
Um livro excelente, que todas as boas bibliotecas deveriam ter, é: "Bright Earth. The Invention of Colour" by Philip Ball. ISBN 978-0-099-50713-0
Very good and didactic text.
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